SEMAPI marca presença na Marcha das Mulheres Negras em Brasília e reforça lutas por direitos, reparação e justiça social
O SEMAPI participou, nesta terça-feira (25), da Marcha das Mulheres Negras em Brasília, um dos maiores atos nacionais de enfrentamento ao racismo, ao sexismo e às desigualdades que afetam diretamente a vida das mulheres pretas no Brasil. O evento reuniu milhares de participantes, movimentos sociais e sindicatos de diversas regiões do país. Além de diretoras colegiadas, acompanharam a comitiva trabalhadoras da base.
A presença do Sindicato foi expressiva, e reforçou a presença de entidades gaúchas no evento, demonstrando força coletiva na luta por igualdade salarial, proteção social e combate à precarização das condições de trabalho. Assim como outros setores organizados, o SEMAPI destacou a importância de reconhecer e valorizar o trabalho das mulheres negras — especialmente em áreas historicamente marcadas por baixos salários, sobrecarga e ausência de fiscalização adequada. As demandas foram entregues em forma de carta para ministros de Estado.
Ao participar da marcha, o SEMAPI reforçou seu compromisso histórico com a defesa dos direitos humanos, do trabalho digno e da justiça racial. A presença é parte fundamental da construção de um projeto de sociedade mais igualitária, sustentável e comprometida com a vida e o bem-estar das mulheres pretas. Seguimos unidos às pautas que importam, afinal, somos um Sindicato Cidadão!