Ação do Fórum das Entidades da EMATER/RS-ASCAR chama atenção para defesa da Extensão Rural

Um café com produtos da agricultura familiar e um bate-papo com parlamentares sobre a necessidade de investimento na EMATER/RS-ASCAR. Assim foi a ação promovida pelo Fórum das Entidades Representativas de trabalhadores e trabalhadoras da entidade na manhã desta quarta (17), dentro da programação do Dia Nacional de Luta em Defesa da Extensão Rural pública e continuada.

Representantes do SEMAPI, que integra o Fórum, estiveram presentes e conversaram com deputados e deputadas sobre a importância de melhorar as condições de trabalho na EMATER, instituição responsável pela extensão rural no Estado – e que vem sofrendo com diminuição de orçamento e quadro funcional há anos. O presidente em exercício da Assembleia, Paparico Bacchi, além dos deputados Miguel Rossetto, Jeferson Fernandes e Adão Pretto Filho, estiveram no local. Ao final, foram entregues 300kg de alimentos produzidos pela agricultura familiar à comunidade do Morro da Cruz, em parceria com o Consea.

A agricultura familiar representa 80,5% do total de estabelecimentos agrários e responde por 72,2% do pessoal ocupado na agropecuária do RS, de acordo com dados do Painel do Agronegócio 2022, divulgado pelo governo do Estado. O estudo ainda afirma que a modalidade foi responsável por 37,4% do valor da produção agropecuária gaúcha. Mesmo com este tamanho e importância, a extensão rural pública e continuada, realizada exclusivamente pela EMATER/RS-ASCAR, vem sofrendo revezes – e inviabilizando o atendimento de todo o universo de produtores.

Relatório institucional da EMATER demonstra que a entidade deixou de atender mais de 25 mil famílias entre 2014 e 2022 – período durante o qual o orçamento e quadro funcional também encolheram: em termos de investimentos, os recursos foram de R$331 milhões em 2014 para R$213 milhões em 2022, enquanto o número de profissionais diminuiu em 850 pessoas. Seguimos em busca de valorização deste importante serviço DE ESTADO prestado por colegas da instituição. Nosso trabalho tem valor!