Aprovações e novas assembleias: confira como foi a semana na data-base do Setor Privado

A semana foi marcada por definições na data-base 2023 para trabalhadores e trabalhadoras que atuam em empresas do setor privado. Além de dois acordos de PRL, ocorreram Assembleias de avaliação de propostas. Confira como foi:

SESCON/RS: depois de uma árdua negociação, em que a luta pela manutenção de direitos foi intensa, o SEMAPI convocou a categoria para apreciar duas diferentes propostas construídas com o sindicato patronal. Confira a escolhida:

Reajuste de 3,83% (INPC do período) sobre todas as cláusulas de natureza financeira, com retroativo;

Auxílio Rancho pago em dezembro, porém somente para quem possui mais de 90 dias de contrato*;

Manutenção das demais cláusulas.

SINDAT: na quarta (5), foi a vez de colegas que atuam em empresas de serviços eletroeletrônicos apreciarem a contraproposta construída por SEMAPI e SINDAT. Eis os principais pontos do texto aprovado:

Reajuste de 3,83% nos salários, retroativo a maio;

Reajuste de 5,45% nos vales alimentação/refeição, também retroativo a maio;

Reajuste de 20,64% no Auxílio Rancho;

O abono assiduidade volta a ser de três dias.

Com a aprovação, os textos das Convenções são revisados e enviados ao Ministério do Trabalho para inserção no sistema mediador. A expectativa é de que o pagamento dos retroativos aconteça ainda na folha de julho, paga até o quinto dia de agosto. Parabéns a todos e todas que participaram e fizeram valer sua opinião!

Lembrando que colegas de Caxias do Sul e da Serra Gaúcha também devem se posicionar em Assembleias que ocorrem nesta sexta (7) e na próxima terça (11), respectivamente. Participe e ajude a definir os rumos da negociação! Nosso trabalho, nossos direitos, nossa união!

*condição imposta pelo patronal e inegociável, segundo o mesmo.