SEMAPI comunica associações de medidas sobre desligamento de colegas

Em reunião com representantes das associações de trabalhadores e trabalhadoras da categoria na última quinta-feira (6), diretores colegiados do SEMAPI informaram as ações que o Sindicato vem tomando sobre o desligamento de colegas com mais de 75 anos. Desde que ficou sabendo da medida, o Sindicato agiu para garantir o direto de trabalhadores trabalhadoras, especialmente frente à interpretação equivocada da PGE que permite, além do desligamento, o não-pagamento das devidas verbas revisórias.
Além de entrar com uma liminar na Justiça do Trabalho, o SEMAPI protocolou uma ação coletiva contra o desligamento sem o pagamento das verbas rescisórias às quais os colegas têm direito em entidades como Faders, FPE, FASE, FGTAS, Fepam e Metroplan. Também oficiou as fundações, inclusive as extintas, sobre o assunto.
Em um momento em que colegas enfrentam problemas devido à falta de regularização de pagamentos do INSS por parte das fundações – vide a situação com o E-social, que causa prejuízos a trabalhadores e trabalhadoras quando saem em licença saúde e – INCLUSIVE – solicitam aposentadoria, é ABSURDA a decisão do governo de lidar desta forma com os desligamentos.
Tanto o SEMAPI quanto as associações agirão conjuntamente para orientar colegas que estejam no grupo sobre como proceder. Seguiremos unidos em busca de direitos! Nosso trabalho tem valor!