Aprovações, nova mesa e avanços: a semana de negociações no setor Privado

Em mais uma semana movimentada para as categorias do Setor Privado, enquanto algumas negociações avançaram, outras chegaram ao final. Confira:

SINFAC: Na noite de quarta (21), trabalhadores e trabalhadoras de empresas securitizadoras de Empresariais, Financeiras, Agronegócio e Imobiliários e consultorias especializadas em Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios aprovaram por unanimidade a contraproposta construída entre SEMAPI e SINFAC para a data-base 2023. Além de reajuste de 4% nos salários e outras cláusulas de repercussão financeira, foi obtido um aumento de 9,10% nos vales alimentação/refeição. Além disso, os valores serão pagos de forma retroativa a maio. Agora, o texto passará por padronização e será enviado ao Ministério do Trabalho para registro. A expectativa é de pagamento dos retroativos na folha de julho, depositada até o quinto dia útil de agosto.

SINDAT: Em nova reunião de negociação, ocorrida em 21/6, representantes de SEMAPI e Sindat voltaram a discutir as demandas da data-base 2023. Enquanto o patronal insiste em um reajuste de 3,83% nos salários, avançou na reposição dos vales alimentação/refeição, propondo 5,45% nesta cláusula. Outra boa sinalização diz respeito ao Auxílio Rancho, que teria reajuste de 20,64% e voltaria a ser pago até 10 de dezembro. O abono assiduidade volta a ser de três dias, a na cláusula sobre substituição de chefias com gratificação, o Sindicato sinalizou com um período de 5 dias. No entanto, o Sindat voltou atrás sobre a possibilidade de conceder o tão batalhado auxílio educação infantil – demanda histórica da categoria. Uma nova reunião está marcada para o dia 28/6.

Além disso, o SEMAPI negociou quatro acordos de PLR durante esta semana, garantindo ganhos para trabalhadores e trabalhadoras de empresas privadas. Vale lembrar que o PRL é uma ferramenta de incentivo ao quadro funcional, e que as empresas devem entrar em contato com o Sindicato para fazer a anuência e negociar os termos.

Ainda sobre as negociações de Caxias, Serra Gaúcha e SESCON/RS, foram feitos ajustes em determinadas cláusulas que barravam os encontros, e a expectativa é de que as reuniões sejam retomadas na próxima semana. Seguimos em busca dos direitos da categoria! Nosso trabalho, nossos direitos, nossa união!