SEMAPI e EMATER-ASCAR/RS discutem temas de interesse da categoria

Por Imprensa SEMAPI

Em reunião com a presidente da EMATER-ASCAR/RS na tarde desta quinta-feira (22), as diretoras colegiadas do SEMAPI Rafaela Sais e Cecília Bernardi reiteraram algumas pautas que já foram apresentadas e são caras a trabalhadores e trabalhadoras da instituição. Na ocasião, trataram da urgência de uma política institucional de combate ao assédio, reafirmaram a necessidade de se avançar nas cláusulas sociais do acordo coletivo de trabalho, uma vez que se está na iminência da abertura da mesa de negociações da data-base 2023, e reforçar que há grande expectativa quanto à realização do processo seletivo externo, tendo em vista a falta de pessoal nos escritórios e a sobrecarga de colegas por isso gerada, e de um processo interno a ser feito logo depois para recompor minimamente as equipes – nas regionais e no escritório central.

Ao final, abordaram o tema da certificação socioassistencial da entidade, demonstrando preocupação com algumas notícias que vêm sendo veiculadas sobre o assunto e reforçando acreditar que a instituição conseguirá cumprir os marcos legais e garantir a certificação – como demonstram as agendas recentes junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e outras já confirmadas e que devem ocorrer nos próximos dias. Vale lembrar que o SEMAPI representa trabalhadores e trabalhadoras dentro da política de assistência social, ocupando cadeira no Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS).

As representantes reafirmaram a posição de negociador do Sindicato, e frisaram primar por uma relação respeitosa e dialógica, sem abrir mão da defesa de direitos de colegas, do trabalho que desenvolvem e da EMATER-ASCAR/RS como um todo. Nosso trabalho tem valor!