Avaliação de Desempenho da FPE é tema de mediação na Justiça

Em mais uma mediação na Justiça do Trabalho ocorrida na manhã desta quinta (16), SEMAPI e gestão da FPE voltaram a discutir a situação das avaliações de desempenho 2022 na entidade. Foram abordadas as alterações no processo, modificado pela gestão sem discussão prévia.

O Sindicato fez ponderações em relação ao processo, inclusive sobre como não houve resolução que complementasse o decreto com ampla divulgação para trabalhadores e trabalhadoras – que, em sua grande maioria, não foram avaliados frente a frente com a chefia. Na maioria dos casos, a avaliação ocorreu via preenchimento de um formulário, sem trocas ou esclarecimentos. Também foram trazidas questões sobre avaliação dos técnicos de enfermagem, ocorrida sem a presença dos enfermeiros – colegas que, pelo PEFS, são os responsáveis por avaliar tecnicamente este grupo, juntamente com a direção.

O SEMAPI pontuou que não houve autoavaliação, na qual o trabalhador justifica sua visão. Por fim, destacou que a avaliação de desempenho (que está atrasada), não passou por diversas etapas, e sofreu com as alterações que a gestão da FPE fez no processo sem qualquer negociação.

A mesa de mediação entendeu que não há problema em alterar procedimentos, desde que para melhor e com negociação e aceite prévio de todas as partes envolvidas – o que não ocorreu. A PGE solicitou um período de análise das ponderações do Sindicato, e um novo encontro ocorre em 18/12. Seguiremos em busca dos direitos de colegas. Nosso trabalho tem valor!