Colegas rejeitam proposta vergonhosa do Governo e mobilização segue forte

Por Imprensa SEMAPI

Em Assembleia Geral Extraordinária na tarde desta quarta (20), mais de 800 trabalhadores e trabalhadoras da base do SEMAPI rejeitaram a proposta de reposição ZERO apresentada pelo governo do Estado a fundações estaduais, UERGS e EMATER/RS-ASCAR. Escolhida por ampla maioria, a rejeição significa, na prática, a intensificação de ações de mobilização e retorno à mediação em janeiro.

Além de rejeitar a proposta – considerada vergonhosa pelo Sindicato uma vez que, além de ignorar a reposição da inflação do período 2022/23, sugere que a categoria abra mão de quase 14% de índices perdidos nos últimos cinco anos, e já reconhecidos pelo governo –, os presentes iniciaram a construção de um plano de lutas, que prevê não apenas a manutenção das operações padrão atualmente em andamento, como também o eventual endurecimento das ações – não estando descartada a paralisação de atividades. No início de janeiro, o SEMAPI irá promover reuniões por entidade para traçar os rumos do movimento. “Saímos tristes e indignados com a desvalorização, mas, apesar desta insensibilidade do Governo, seguiremos mobilizados na luta para sermos ouvidos e valorizados”, comentou Gustavo Chaves Alves, trabalhador da EMATER/RS-ASCAR.

“Temos mostrado a força de mobilização da categoria e o valor do trabalho das instituições, embora o governo se negue a reconhece-lo. Seguimos ampliando a nossa mobilização e confiamos muito que vamos conseguir sim uma proposta na mesa de negociação que permita seguir prestando um serviço de qualidade à sociedade gaúcha”, comenta Cecília Bernardi, diretora do Sindicato. Com a rejeição, já está acertado com o governo o retorno da negociação, que será desmembrada em dois momentos: em 17/1, haverá reunião para tratar das cláusulas sociais, inclusive as de repercussão financeira (vales e auxílios), enquanto em 19/2, um encontro discutirá as possibilidades de calendarização do pagamento dos cerca de 18% devidos pelo executivo estadual (inflação atual mais perdas já reconhecidas). Para simular as perdas, o SEMAPI e o DIEESE criaram uma Calculadora, que está disponível aqui.

Tranferências na FPE

Ao final, colegas da FPE permaneceram em assembleia para deliberar sobre cláusula de relotação entre turnos, jornadas, plantões e locais de trabalho. O texto foi construído em comissão paritária entre representantes do Sindicato e da gestão e, depois de muita luta por parte de representantes do SEMAPI, foi reinstituído e aceito para ser apresentado.

As novas regras pretendem garantir o princípio da impessoalidade, impedindo que as transferências beneficiem ou punam colegas. O texto foi aprovado por ampla maioria, e segue agora os trâmites legais para que se faça um aditivo em separado.

Parabéns a todos e todas que se dedicaram a estar presente e fazer valer sua opinião! Sigamos fortes e unidos na luta! Nosso trabalho tem valor!