CTA EMATER/RS-ASCAR debate reposição de quadro na entidade

Reunidos ordinariamente nesta terça (30), integrantes do Conselho Técnico-Administrativo da EMATER/RS-ASCAR (CTA) debateram o Balanço Patrimonial, as demonstrações financeiras e o Relatório de Atividades da instituição, tudo referente a 2023. O SEMAPI, que ocupa cadeira no Conselho, acompanhou as discussões.

Durante a apresentação do Balanço, conselheiros constataram que, ao final do exercício analisado, o repasse de recursos do Estado foi menor do que o aprovado e anunciado inicialmente, sendo que o valor previsto era R$219,5 milhões e o efetivamente executado, R$201,8 milhões – na prática, quase 10% a menos do orçamento circulando em 2023.  Levando em conta que o orçamento não foi alterado e os recursos estavam previstos, o que se dá é a diminuição da capacidade de atendimento da instituição. Isso gerou preocupação nos conselheiros, que deixaram registrado à gestão seu posicionamento.

Ao tratar de outros temas, o Sindicato garantiu um importante encaminhamento: que se deixe o concurso público externo em aberto, garantindo a reposição da saída de colegas tanto corriqueiramente quanto em um eventual PDI. Também pleiteou um processo seletivo interno para que se resolvam problemas de ascensão na carreira para colegas.

Seguimos em busca de garantia de direitos e de um ambiente propício à execução de um serviço tão fundamental como a extensão rural. Nosso trabalho tem valor!

Foto: José Carlos Martins Cabral / EMATER/RS-ASCAR