SEMAPI e Sindijus protocolam Ação Civil Pública contra suspensão de atendimento pelo IPE Saúde em 18 hospitais gaúchos

Na última terça-feira (30), o SEMAPI, juntamente com o Sindijus, entrou com ação civil pública na Justiça para manter o atendimento de conveniados e conveniadas do IPE Saúde em 18 hospitais gaúchos. A suspensão dos serviços foi noticiada em meios de comunicação na última semana, sob a justificativa de impasse sobre valores.

Ao todo, estima-se que 25 mil pessoas serão afetadas – muitas das quais, da base do SEMAPI. No texto da Ação, os sindicatos reforçam que o atendimento em saúde é uma obrigação prevista na Constituição Estadual, e trabalhadores e trabalhadoras não podem ser penalizados com a suspensão do atendimento. “Tanto o IPE Saúde (e Estado) devem garantir o atendimento aos servidores e dependentes, como os credenciados são obrigados a cumprir suas obrigações, sendo a hipótese de reequilíbrio contratual tratadas nas vias próprias”, afirma o documento.

Seguiremos lutando para que todos e todas tenham DIREITO À SAÚDE. Nosso trabalho tem valor!