Data-base 2023: semana de encontros nas negociações do setor Privado

Por Imprensa SEMAPI

Durante a última semana, representantes do SEMAPI realizaram reuniões de negociação com diversos sindicatos patronais da base do setor Privado. Confira como cada uma foi:

SINDAT – ocorrido em 30 de maio, o encontro tratou, além dos índices de reposição, de cláusulas sociais alteradas durante a pandemia de Covid-19. Apesar do aceno do patronal em conceder o reajuste da inflação do período (3,83%), não houve avanço na discussão sobre ganho real. O SINDAT deve analisar com profundidade as cláusulas sociais alteradas e uma nova reunião acontece em 14/6.

SESCON SERRA/CAXIAS – No dia 1/6, representantes do SEMAPI discutiram as reivindicações da categoria em uma reunião conjunta com SESCON Caxias e Serra. Além da renovação das cláusulas sociais sem alteração, os patrões concordaram com a reposição inflacionária (3,83%), porém não acenaram com ganho real. Com isso, o SEMAPI reafirmou acreditar que há espaço para avançar tanto no reajuste quanto nas alterações em cláusulas que não impactam financeiramente as empresas. Uma nova reunião deve discutir estas possibilidades em breve.

AMLINORTE – Uma nova mesa de negociação ocorreu nesta sexta (2), para esclarecer algumas cláusulas, e deve dar retorno na próxima semana. Lembrando que já foi acordado um reajuste de 8,83% (índice da inflação e ainda ganho real de 5%).

Infelizmente, SESCON/RS permanece sem contraproposta ou data para dar continuidade à negociação, apesar dos esforços do SEMAPI em encontrar uma agenda. Seguiremos pressionando por direitos para todos e todas. Nosso trabalho, nossos direitos, nossa união!