DATA-BASE 2025: SEMAPI envia contraproposta ao governo

Diante dos impasses encontrados na primeira mesa de negociação entre SEMAPI e governo do Estado, ocorrida na última semana, o Sindicato enviou, na quarta (18), uma contraproposta ao GAE. O documento também solicita uma mesa paralela para questões da EMATER/RS ASCAR.
A proposta do governo prevê pagamento integral do índice da inflação (5,2%) apenas em janeiro de 2026. No ofício, o SEMAPI reivindica o pagamento de retroativos nos salários. Também defende reposição imediata da inflação do período nos vales.
Também argumenta sobre a importância do avanço em cláusulas sociais, referenciando o atual acordo coletivo como “referência obrigatória para o processo negocial, cuja condução deve respeitar os parâmetros pactuados, em consonância com os princípios de bilateralidade e com a jurisprudência consolidada”.
Por fim, reforça o combinado em mesa sobre a realização de uma reunião específica para tratar do plano de saúde da EMATER/RS ASCAR, agenda “necessária tanto sob a ótica da boa-fé negocial quanto da proteção a trabalhadores e trabalhadoras, dada a relevância do tema”. Ainda não há uma data definida para o seguimento das negociações, mas o SEMAPI se coloca à disposição para que os direitos sejam assegurados. Nosso trabalho tem valor!