De forma arbitrária, gestão da FPE cancela evento do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho

Por Imprensa SEMAPI

Sem apresentar justificativas e em uma atitude arbitrária, o presidente da Fundação de Proteção Especial (FPE) cancelou, no final da tarde da última sexta (7), a Festa Junina que ocorreria na sede administrativa da instituição nesta terça (11). A situação chegou ao SEMAPI por meio de relatos de colegas. O evento, que vinha sendo organizado desde maio, faz parte do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT), parte integrante da política de prevenção de acidentes no trabalho e de saúde ocupacional garantida no ACT.

Desde a criação da Fundação, e excetuando o período da pandemia de Covid-19, esta é a primeira vez que a Festa não irá ocorrer. A comissão organizadora comunicou a direção ainda em maio sobre a realização do evento – que foi inclusive divulgado pelos canais oficiais de comunicação da própria Fundação.

Momentos como este são fundamentais para o entrosamento entre colegas – o que afeta positivamente o trabalho desenvolvido pelos mesmos. Promovê-los e endossá-los resulta em ambientes mais saudáveis e em trabalhadores e trabalhadoras mais motivados – portanto, são parte do trabalho. A atitude, no entanto, apenas comprova o descaso da gestão da FPE com a saúde de trabalhadores e trabalhadoras da entidade, além de soar como ato de censura à reunião de pessoas no ambiente de trabalho, impedindo trocas democráticas entre colegas.

O SEMAPI já oficiou a presidência da FPE, cobrando explicações sobre o porquê do cancelamento. Esta não é a primeira vez que a gestão age para desestabilizar a saúde mental da categoria: nos últimos meses, o desmantelamento dos canais de acolhimento e denúncia de situações de assédio tem sido flagrante. Seguimos lutando por respeito a quem realiza um trabalho que é função de Estado! Nosso trabalho tem valor!