Dia da Extensão Rural: muito ainda o que alcançar

Por Imprensa SEMAPI

Neste dia da Extensão Rural, em que se comemora também o trabalho da e do Extensionista Rural, o SEMAPI celebra e parabeniza colegas da EMATER/RS ASCAR pelo trabalho de excelência que prestam à população gaúcha. Sempre presentes e com um olhar atento, apesar das limitações estruturais que encaram, têm papel cada vez mais fundamental no desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. No entanto, ainda há muito o que avançar.

O primeiro ponto é lembrar que extensão rural se faz com pessoas, algo que o governador Eduardo Leite parece, por vezes, ignorar: a instituição está com o quadro defasado, e ações como processos seletivos interno e externos ou ainda engatinham ou nem foram implementados, apesar da pressão e do trabalho de entidades como o SEMAPI. Além disso, a retirada de direitos afeta diretamente a percepção de valor dado à atuação da categoria, que segue atuante apesar de desvalorizada.

Por isto, nesta data, reiteramos nossas lutas por um processo seletivo interno, que priorize quem já atua na instituição, pela reposição de quadros por meio de contratações e contra a retirada de direitos. Nosso trabalho tem valor!