Fórum das entidades debate com gestão da EMATER/RS ASCAR novo código de ética da instituição

Preocupados com os termos do novo código de ética da EMATER/RS ASCAR, representantes do Fórum das Entidades representativas de trabalhadores e trabalhadoras da instituição estiveram reunidos, nesta terça (24), com a gestão da EMATER. O objetivo foi discutir encaminhamentos para pontos sensíveis do texto.
Durante o encontro, o Fórum entregou uma série de apontamentos sobre passagens dissonantes ou dúbias do Código, que precisam ser revistas. Ficou estipulado prazo para que a gestão realizasse os ajustes propostos, que serão revisados pelas assessorias jurídicas das entidades representativas. Até o final de julho, deve ser concluído o novo texto, mais adequado aos termos dos Acordos Coletivos e mais claro, sem abrir margem para interpretações dúbias. Representantes do Fórum reforçaram a importância do documento como orientador das relações de trabalho dentro da EMATER/RS ASCAR, levando em conta o caráter socioassistencial da entidade, e não como um texto para uso punitivo.
O Fórum segue orientando colegas que não assinaram a aguardar até o final do prazo. Colegas que já assinaram o documento podem contatar seu respectivo sindicato em caso de dúvidas.
Entenda
O novo Código foi divulgado em 30 de maio, tendo sido construído de forma unilateral e sem diálogo com as entidades, e demandava da categoria a assinatura de um termo de consentimento a ser entregue até esta sexta (6). Preocupado com o teor do documento e com a forma como o processo foi conduzido, o Fórum solicitou uma análise por parte de suas assessorias jurídicas.
Após detectar fragilidades que podem comprometer os direitos de colegas, foi definido pelo Fórum que se orientaria colegas pela não-assinatura do termo. O trabalho dentro e fora da EMATER/RS ASCAR deve ser baseado em acolhimento e orientação, com respeito a todos os públicos, inclusive o interno.
Confira a íntegra do comunicado:
COMUNICADO SOBRE O NOVO CÓDIGO DE ÉTICA DA EMATER/RS ASCAR
O Fórum das Entidades Representativas de trabalhadores e trabalhadoras da EMATER/RS ASCAR, em virtude do novo Código de Ética da instituição, vem orientar colegas a respeito da assinatura de termos de consentimento.
Em reunião com a gestão da Instituição, ocorrida na terça (24/6), o Fórum entregou uma série de apontamentos e sugestões de modificação da redação, para adequá-la aos Acordos Coletivos e dirimir eventuais interpretações dúbias. Ficou acertado que a EMATER/RS ASCAR terá até o final de julho para apresentar o novo texto, a ser avaliado pelas assessorias jurídicas das entidades de trabalhadores e, em aprovado, divulgado.
Com isso, segue a orientação a quem não assinou termo de consentimento para que aguarde o final do prazo. Quem já o fez e tem dúvidas pode acessar sua entidade representativa.
Seguimos!
Foto: Nilo Kampos