SEMAPI participa de audiência em homenagem aos 70 anos da EMATER/RS ASCAR

Aconteceu, nesta quinta (26), audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, que abordou os 70 anos da EMATER/RS ASCAR. Sob o tema EMATER 70 anos – Realidade e desafios, o evento também apresentou o relatório final da Subcomissão em Defesa da Emater, e foi acompanhado pelo SEMAPI.
Representante do Sindicato ressaltou que o número de trabalhadores e trabalhadoras ainda está aquém do acordado no Conselho Técnico-Administrativo (CTA), denunciando que alguns municípios estão sem pessoal – inclusive alguns onde há público prioritário para ações socioassistenciais, como é o caso de General Câmara, onde a população quilombola está desamparada. Até agora, houve apenas a reposição de colegas que deixaram a Instituição no PDI, e é urgente a realização de processos seletivos interno e externo para aumentar os recursos humanos da instituição. O SEMAPI entende que a EMATER/RS ASCAR é o principal instrumento de políticas públicas do Estado para o campo, e não é viável seguir “enxugando gelo” por falta de pessoal.
Assim, o Sindicato fez coro à proposta de parlamentares de aumentar o corpo funcional para cerca de 2 mil pessoas, de forma a expandir o atendimento. Estes e outros dados levantados serão incorporados ao relatório final da subcomissão, que será votado na próxima reunião da Comissão de Agricultura.
A íntegra da Audiência pode ser conferida na página da Assembleia Legislativa no Youtube. Seguiremos lutando pela valorização do trabalho de colegas. Nosso trabalho tem valor!
Foto: Lucas Kloss | Divulgação Assembleia