Fórum das Entidades tem primeira reunião com novo presidente da EMATER/RS ASCAR

Por Imprensa SEMAPI

A manhã desta terça (26) foi marcada pela primeira reunião entre o novo presidente da EMATER/RS ASCAR, Luciano Schwerz, e integrantes do Fórum das Entidades Representativas de trabalhadores e trabalhadoras da entidade – o qual é integrado pelo SEMAPI. Na pauta do encontro, três assuntos prioritários: a situação do Fundo Assistencial de Saúde (FAS), o processo seletivo interno e a contratação de novos trabalhadores e trabalhadoras para reposição de quadro.

Sobre o Fundo, representantes das entidades reafirmaram sua preocupação com sua sustentabilidade, frente não apenas ao aumento dos valores de procedimentos na medida em que se atualizam, como também – e apesar do crescimento de 3,8% para 4,5% – da insuficiência da contrapartida da entidade, ainda muito aquém do necessário e muito díspar em relação ao reajuste imposto a trabalhadores e trabalhadoras. Cobraram ainda que seja feita auditoria nas notas de serviços, conforme previsto. Schwerz informou que o processo licitatório da empresa de auditoria está se encerrando, e também se comprometeu a, em recebendo os resultados, estabelecer um diálogo com a categoria para pensar quais mudanças podem ser feitas de forma a tornar o Fundo sustentável e eficiente tanto para quem está na ativa quanto para aposentados e aposentadas.

Demanda antiga de colegas, o processo seletivo interno também foi abordado, com as entidades cobrando sua realização para que cargos de carreira sejam ocupados por quem já está na instituição e ressaltando sua importância, uma vez que permite a troca de cargos e funções em um processo transparente, contribuindo com a qualidade do serviço por alocar profissionais qualificados nas funções corretas. O presidente comentou que está estudando a situação para entender sua necessidade, e informou que, até meados de 2025, deve apresentar uma proposta. Já sobre a reconstrução do quadro, especialmente em face do PDI que deve ocorrer em breve, representantes de trabalhadores e trabalhadoras cobraram o cumprimento do que foi estabelecido em reunião pelo CTA: que, a cada saída, deve ser contratada uma nova pessoa. Schwerz reiterou o compromisso de cumprir a determinação.

A reunião se encerrou com votos do Fórum de que haja um canal de diálogo entre trabalhadores e trabalhadoras e a nova gestão da EMATER/RS ASCAR para que se possa avançar em direitos e manter a qualidade do serviço DE ESTADO que é a extensão rural. Seguiremos vigilantes!