Fórum de Entidades discute temas de interesse da categoria com diretor administrativo da EMATER/RS ASCAR
Na última quinta (12), representantes do Fórum das Entidades Representativas de trabalhadores e trabalhadoras da EMATER/RS ASCAR estiveram reunidos com o diretor administrativo da instituição, Alexandre Durans. Na pauta do encontro, três pautas prioritárias: PDI, processo seletivo interno e a situação do Fundo de Assistência à Saúde (FAS).
A sustentabilidade do Fundo foi o foco principal da conversa, uma vez que há a sombra da instabilidade financeira no horizonte. Sobre o assunto, Durans afirmou já ter encaminhado a contratação, via licitação, de um perito para averiguar as notas apresentadas pela Unimed. O Forum manifestou preocupação com um possível aumento desproporcional da contribuição para o FAS, como ocorreu em 2019, quando a contrapartida funcional foi aumentada em quase 100%. Ficou pactuado que a instituição irá se debruçar sobre a auditoria, e que, junto ao Conselho Gestor do Fundo, irá estudar alternativas de alteração para garantir a sustentabilidade financeira.
Sobre o PDI, as entidades questionaram quando sairá o edital para adesão, uma vez que, na última semana, a instituição promoveu a preparação para interessados e interessadas. Em resposta, representante da gestão informou que há a possibilidade de publicação já na próxima semana.
Por fim, ficou acertado que, após a saída de colegas via PDI, a EMATER deve lançar um processo seletivo interno no primeiro semestre de 2025, para preenchimento prioritário das vagas abertas pelos desligamentos, oportunizando progressão de carreira para quem já atua na instituição. O SEMAPI, neste ponto, defendeu que o processo seja amplo, contemplando escritórios municipais, regionais e o central, e para mais vagas, além das surgidas com o PDI. Seguimos pressionando por estes que são direitos fundamentais!