Fundação Theatro São Pedro: um olhar para quem cuida da cultura

Por Edgar Costa, diretor colegiado do SEMAPI

Fundada nos anos 1980 para permitir a arrecadação de empresas privadas para o desenvolvimento das obras de recuperação do legendário Theatro, a Fundação Theatro São Pedro (FTSP) é um dos pilares da cultura do Estado. No entanto, há anos o governo vem deixando de ter um olhar atento a trabalhadores e trabalhadoras que atuam na entidade – colocando em xeque a excelência de um espaço que tem tudo para florescer.

Pertencente à base do SEMAPI, a FTSP passa por um momento de transformação, que exige maior atenção do Governo do Estado. Nos últimos anos, sua importância vem crescendo em tamanho e profundidade, especialmente após a conclusão das obras do Multipalco (um dos maiores complexos culturais da América Latina). Por isso mesmo, sua relevância ultrapassa as fronteiras do Rio Grande.

No entanto – e infelizmente –, essa potência não consegue ser aproveitada em sua totalidade, em especial devido ao descaso do governo com trabalhadores e trabalhadoras da Fundação. Com um quadro deficitário e precisando atender cada vez mais demandas à medida em que os espaços do Multipalco ficam prontos e disponíveis para uso, a FTSP necessita urgentemente de um concurso público para atender e poder ampliar seus atendimentos. Isso sem contar a falta de reconhecimento pela excelência do trabalho, que se materializa em retirada de direitos, arrocho salarial e pouco investimento – a gestão parece contar com a falácia das parcerias público-privadas para dar conta de um trabalho que é, na realidade, seu.

O SEMAPI vem lutando para assegurar não apenas direitos para colegas desta tão importante Fundação, como também dignidade no desenvolvimento de seu trabalho. Afinal, uma sociedade sem cultura forma apenas um povo manipulável, sem senso crítico – e isso não podemos tolerar. Seguimos, pela luta de quem acredita e ama a cultura!