Governo e gestão planejam desligamentos de adultos com deficiência da FPE durante festas de fim de ano

Em um ato perverso e irresponsável, o governo do Estado e a gestão da FPE pretendem retomar os desligamentos dos adultos com deficiência da Fundação em pleno período de festas de final de ano. Até o final do mês, mais de 90 acolhidos devem ser transferidos para clínicas privadas.

O que o governo e a gestão fazem é a terceirização do cuidado com estes acolhidos, cuja responsabilidade sobre segue sendo do Estado. Esta ação apenas reforça a política excludente do governo do Estado, que trata as pessoas como mercadorias e não promove a diversidade e a inclusão. POR ISSO, O SEMAPI CONVOCA COLEGAS PARA SE UNIREM AO ATO REPOSIÇÃO JÁ!, QUE ACONTECE NO PRÓXIMO DIA 11/12, ÀS 13H, EM FRENTE AO PALÁCIO PIRATINI, E QUE VAI ENCAMPAR O PROTESTO CONTRA OS DESLIGAMENTOS.

Entenda

Desde 2019, o SEMAPI, com a colaboração de trabalhadores e trabalhadoras da FPE, vem denunciando o desligamento arbitrário de adultos com deficiência ou doenças agravadas, que passaram a maior parte de sua vida na Fundação. O Estado não realiza o processo com transparência, ouvindo conselhos civis e profissionais que atuam na área sobre o processo, o que gera uma série de problemas que colocam em risco a integridade física e a saúde mental dos acolhidos.

Há uma tentativa do governo do Estado de descartar os acolhidos, de forma autoritária e sem transparência, e sem levar em conta as implicações tanto para os trabalhadores da FPE, como para esses acolhidos e a própria sociedade e tratando a questão como meramente econômica, como se o rompimento dos vínculos humanos decorrentes nada significasse. Lutaremos contra até o final!