Julho das Pretas Unificado: movimentos e entidades celebram a luta e a resiliência da mulher negra

A quinta (25) foi de luta e celebração para marcar o Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha. O Julho das Pretas Unificado reuniu movimentos sociais e entidades de classe para exaltar a resistência e a cultura afro-brasileira. Representantes do SEMAPI, um dos organizadores, estiveram presentes.

Em função da calamidade vivida pelo Estado, a organização realizou um modelo diferente de evento, substituindo a tradicional marcha por atividades centradas no auditório da Fetrafi. Além de apresentações culturais e expositoras, o evento contou com uma homenagem às primeiras vereadoras negras da capital: Nega Diaba e Saraí Soares – com a presença das famílias de ambas. Também foi apresentado um manifesto, fruto do trabalho colaborativo de muitas mulheres negras, com suas realidades e reivindicações. O texto foi entregue a autoridades presentes.

Instituído em 2013, o Julho das Pretas tem como objetivo reconhecer e valorizar as contribuições das mulheres negras, promovendo espaços de fala, empreendedorismo e solidariedade. Sua realização é fundamental para dar espaço e voz àquelas que sempre estiveram na linha de frente em momentos de crise, mesmo sendo as mais afetadas. Seguimos!