Lutas e avanços para colegas do setor Privado em 2023

Paulo Roberto Rocha, diretor colegiado SEMAPI
Neste ano que está terminando, o SEMAPI enfrentou diversos desafios na luta por direitos de trabalhadores e trabalhadoras das empresas de assessoramento, pesquisas, informações e perícias privadas do Rio Grande do Sul. Das negociações da data-base a questões com terceirização e inteligência artificial, semapi no setor privado teve muitas demandas dos trabalhadores de todo estado, o Sindicato esteve atento e atuante, buscando avançar em conquistas e frear perdas.
Em se tratando de negociações, duras mesas com os sindicatos patronais e muita insistência, conseguimos garantir à categoria o índice completo da inflação do período, retroativo a maio, com ganhos também cláusulas sociais. Além disso, fizemos a defesa da categoria quando empresas tentaram propor acordos coletivos que enfraqueciam a Covenção Coletiva de Trabalho (CCT), mantendo, assim, a CCT fortalecida. O Sindicato, junto com as suas Assessorias Jurídica e DIEESE, trabalhou com as comissões de trabalhadores das empresas para melhorar e fortalecer os Acordos de PLR.
Terceirização
Neste ano, a diretoria do SEMAPI recebeu ainda muitas demandas de trabalhadores e trabalhadoras de empresas terceirizadas, as quais foram visitadas, não apenas na capital, como também em cidades como Pelotas e Caxias do Sul. Em todas elas, houve reuniões para com as direções para levar as demandas recebidas de colegas e as denúncias – que chegam quase diariamente – como forma de buscar soluções urgentes aos casos.
Este importante trabalho desempenhado pelo Sindicato só é possível com a participação ativa de trabalhadores e trabalhadoras da base, especialmente por meio da associação. Sindicalizados, além de fortalecer a luta por direitos, têm vantagens como assessoria jurídica gratuita e vários convênios com descontos. O SEMAPI está sempre disponível, seja por telefone, email ou nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram); o contato conosco está, literalmente, na palma da mão. Sigamos juntos na luta por direitos! Nosso trabalho tem valor!