Nosso trabalho tem valor: ato no Centro Administrativo reúne categoria contra o calote

Nem o vento e a chuva fina que caía de forma esparsa desestimularam a categoria a mostrar o valor do seu trabalho nesta quarta (1º). Munidos de bandeiras, apitos e gritos de guerra, cerca de 500 trabalhadores e trabalhadoras das fundações estaduais, de EMATER/RS-ASCAR e UERGS, da capital e do interior, demonstraram seu descontentamento com a proposta de REAJUSTE ZERO apresentada pelo governo do Estado dentro da data-base 2023.

Na concentração, ocorrida em um dos cartões-postais de Porto Alegre (a Ponte de Pedra), a diretoria colegiada do SEMAPI relembrou os presentes de que, além de negar o reajuste atual, o governo não quer calendarizar os 18% devidos de negociações anteriores e reconhecidos na última data-base. Também explicaram a política de dois pesos e duas medidas do executivo, que penaliza trabalhadores e trabalhadoras em nome do Regime de Recuperação Fiscal de um lado, mas não cumpre acordos para beneficiar empresários com incentivos fiscais de outro.

Depois das falas, os participantes saíram em caminhada até o Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), onde aguardaram mobilizados enquanto uma comitiva do SEMAPI visitava secretários e secretárias de Estado cujas pastas são responsáveis pelas entidades da base. Além de um ofício explicando o ponto em que se encontra a negociação e convidando cada titular a se engajar na defesa de direitos da categoria, o Sindicato levou cestas básicas em miniatura, para representar as perdas no poder de compra de trabalhadores e trabalhadoras nos últimos anos.

Ao final, os presentes foram orientados a organizar formas de pressão interna dentro de cada instituição, convocando diretores, presidentes e coordenadores a se abrirem a uma negociação justa. Aos colegas da EMATER/RS-ASCAR, foi informado que uma assembleia geral conjunta de todos os sindicatos representativos da categoria ocorre na segunda (6), de forma virtual, para avaliar formas de mobilização. Além disso, a diretoria do SEMAPI instou a categoria a se manter mobilizada, visto que uma nova mediação na Justiça está marcada para o dia 7/11.

Parabéns a todos e todas que participaram! Este é o primeiro e importante passo na mobilização da categoria rumo à vitória na luta por direitos. Juntos, somos mais fortes! Nosso trabalho tem valor!

Confira a galeria de imagens:

Fotos: Eduardo Rocha / divulgação SEMAPI