Data-base 2023: Assembleia unificada de sindicatos define próximos passos para mobilização na EMATER/RS-ASCAR

Com a participação de cerca de 600 colegas de todo o Estado, sindicatos que representam colegas da EMATER/RS-ASCAR realizaram, na manhã desta segunda (6), assembleia geral unificada para debater a mobilização da categoria frente à dura negociação da data-base 2023. A presença maciça de trabalhadores e trabalhadoras da instituição reforçou o clima de união que tem se construído em torno das pautas comuns, como reposição dos 18% devidos pelo governo do Estado.
Durante a Assembleia, representantes de SEMAPI, SENGE, SINTARGS e SIMVET contextualizaram o andamento da negociação e ouviram dos presentes sua indignação com a falta de uma proposta que efetivamente demonstre valorização do trabalho desenvolvido na EMATER/RS-ASCAR. Por ampla maioria, votantes concordaram com um calendário de mobilizações e ações para pressionar o governo e a gestão da entidade a apresentar uma contraproposta que não apenas não retire direitos, como também garanta a reposição de perda salarial. A primeira operação deve ser colocada em prática conforme o andamento da mediação na Justiça, cuja próxima reunião está marcada para terça (7). Fique atento aos comunicados das entidades para saber quais os próximos passos.
Em breve, colegas de outras fundações pertencentes à base do SEMAPI devem ser convidados a participar de assembleias similares. A mobilização será intensa. Juntos, somos mais fortes! Nosso trabalho tem valor!