Nota de repúdio sobre o corte da contagem de tempo para pagamento dos avanços temporais

Por Imprensa SEMAPI

O Fórum Permanente das Entidades Representativas de Trabalhadores e Trabalhadoras da EMATER/RS-ASCAR, em face das afirmações feitas por representantes do GAE em reunião no dia 19 de outubro no TRT-4, vem a público DECLARAR SUA INDIGNAÇÃO com o corte da computação de
tempo para pagamento dos avanços temporais (anuênios e decênios) de colegas da instituição a partir de 1 de novembro.

É escandalosa e flagrante a desvalorização do trabalho exercido por trabalhadores e trabalhadoras da EMATER/RS-ASCAR pelo governo e pela gestão da entidade. São colegas que atuam sempre com sobrecarga de trabalho, e sem qualquer possibilidade de progressão na carreira que não seja pelo tempo. É lamentável que uma instituição tão útil em momentos de crises e catástrofes – como recentemente se viu quando das inundações e da estiagem no Estado – trate seu corpo funcional sem qualquer dignidade. Isso leva as entidades representativas a questionar qual a real intenção do governo: seria espantar trabalhadores e trabalhadoras qualificados, encaminhando assim o final do serviço de ATERS?

É preciso lembrar que, enquanto avilta as condições de trabalho de funcionários DE CARREIRA, o governo não poupa valores para contratar assessorias e empossar CCs, com salários vultuosos – que colegas de carreira contratados via processo seletivo público jamais deverão receber.Isto é um ultraje!

O que será preciso para que haja a verdadeira valorização do trabalho da EMATER/RS-ASCAR? Será necessário suspender atividades, prejudicando a sociedade gaúcha, para que o executivo estadual sinta o que sentimos todos e todas neste momento?

Instamos a Diretoria da EMATER/RS-ASCAR para que se posicione quanto à afirmação dos representantes do GAE de corte da contagem de tempo para pagamento dos avanços temporais será realmente efetivada pela atual gestão, e em sendo afirmativo, como esse ato de gestão será efetivado.

Como qualquer profissional, o que buscamos é valorização ao atender bem a população gaúcha.

EXIGIMOS RESPEITO! NOSSO TRABALHO TEM VALOR!