Posse na reitoria da UERGS sofre nova reviravolta, e SEMAPI acompanha desdobramentos

Por Imprensa SEMAPI

Nesta sexta (1), o Conselho Universitário da UERGS (Consun) convocou reunião extraordinária com pauta única: homologar edital com o resultado final das eleições para reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade.. Contudo, no início do encontro – ao qual o SEMAPI acompanhou – o reitor interino anunciou que a chapa 1, segunda colocada no pleito, entrou com mandado de segurança impedindo a concretização do ato.

Com isto, a reunião do Consun foi encerrada, e novos desdobramentos são esperados para a próxima semana. O SEMAPI segue acompanhando a situação, cobrando sua resolução com a máxima presteza para que a comunidade acadêmica não seja prejudicada.

Entenda

Realizada em 2022, a eleição para reitor da Universidade foi parar na Justiça. A chapa 1 foi a mais votada, porém, o Regimento geral da universidade prevê uma fórmula do fator de reajuste. Como a comissão eleitoral não aplicou o fator no edital das eleições, o resultado foi contestado, e a disputa foi para a Justiça comum. Enquanto isso, o governo nomeou um reitor interino.

Em 17 de julho, o desembargador Voltaire Lima Moraes determinou a imediata execução da regra, e, por conseguinte, a vitória da chapa 2. Desde então, o Consun ainda não homologou a eleição. Respeitar as regras é uma demonstração de democracia. Nosso trabalho tem valor!