SEMAPI oficia FPE sobre processo de promoções 2022

Por Imprensa SEMAPI

 

Buscando resguardar direitos firmados em diversas esferas judiciais e negociais, o SEMAPI oficiou, na tarde desta quarta (30), a presidência da FPE sobre o andamento dos processos de avaliação funcional referente a 2022. Além de abordar a retirada da autoavaliação como critério de avaliação, também cobrou a aplicação do processo a todos e todas.

A autoavaliação sempre fez parte do processo das promoções por merecimento na entidade, porém, numa mudança imprevista, a gestão da FPE excluiu o critério das avaliações referentes a 2022, atualmente objeto de mediação na Justiça do Trabalho. Diante disto, o ofício enviado pelo SEMAPI lembra que “o Regulamento de Avaliação do Desempenho Funcional dos Empregados do Quadro de Empregos Permanentes e o respectivo histórico dos processos de avaliação por merecimento na FPE sempre contemplaram a autoavaliação como um dos critérios de avaliação, cuja eventual alteração, a teor da Súmula 51 do TST, somente abrangeria os novos empregados”, ou seja, não é possível excluir tal critério arbitrariamente.

Além disso, o Sindicato cobra que o processo promocional abranja todos os trabalhadores e as trabalhadoras da Fundação, permitindo sua avaliação. O objetivo é que, para além do uso da nota para a movimentação entre os turnos, jornadas e locais de trabalho, tal como ajustado no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), colegas possam qualificar sua atuação. Seguimos lutando pelo que é direito da categoria! Nosso trabalho tem valor!