Representantes do SEMAPI participam da Marcha das Margaridas, em Brasília
Numa demonstração de força e luta, cerca de 100 mulheres do campo, da floresta e da cidade estiveram reunidas em Brasília, nos últimos dias, para participar da Marcha das Margaridas. O evento, encerrado na manhã desta quarta (16) com a tradicional caminhada pelas ruas da capital nacional, contou com a presença do presidente Lula – e a participação de uma comitiva do SEMAPI.
Sob o tema Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver, a Marcha – em sua 7ª edição – apresentou demandas ao governo, entregues em forma de carta. Dentre os itens demandados, estão democracia participativa e soberania popular, poder e participação política das mulheres, democratização do acesso à terra e garantia dos direitos territoriais e dos maretórios, autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda, educação pública não sexista e antirracista e direito à educação do e no campo e vida saudável com agroecologia e segurança alimentar e nutricional.
Em seu discurso, o presidente ressaltou a importância do evento, e assinou ações para a autonomia econômica e inclusão produtiva das mulheres rurais. “A retomada da reforma agrária, com atenção especial a famílias chefiadas por mulheres; 90 mil Quintais Produtivos, para a segurança alimentar, o estímulo à agroecologia, com comida saudável na mesa e acesso à terra. Demandas do movimento social que vamos atender”, comentou. Também estavam presentes a primeira-dama, Janja Lula da Silva, e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.
Foi emocionante e motivo de orgulho a participação das diretoras do SEMAPI nestas lutas tão importantes. Seguimos juntas e firmes na busca por uma sociedade mais justa – e igualitária!