Roda de conversa aborda resoluções do MPT para retorno das atividades pós-enchente

Na tarde de terça, colegas que participam das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes de Trabalho (CIPAs) em diversas entidades e empresas da base do SEMAPI e representantes de base da categoria participaram de uma roda de conversa vitual. Na pauta do encontro, as recomendações do Ministério Público do Trabalho para a retomada das atividades no cenário do pós-enchente.
A ação, promovida pelo coletivo de Saúde do SEMAPI, contou com orientações tanto jurídicas quanto médicas, oferecidas pelas assessorias do Sindicato. Foram repassados e esclarecidos procedimentos de segurança para o retorno ao trabalho em locais afetados pelas cheias, além da cobrança de ações básicas como vacinação para garantir a saúde de trabalhadores e trabalhadoras que precisam retornar a suas funções presencialmente. Participantes expuseram suas dúvidas, e representantes do Sindicato, além de dirimi-las, também se prontificaram a conversar individualmente com quem seguir precisando de orientações.
Outro tema importante debatido foi o acolhimento psicológico para quem foi atingido e/ou atuou como voluntário durante o pico das enchentes. Nos próximos dias, o Sindicato deve começar a organização de um grupo de apoio. Interessados podem demonstrar seu interesse em participar via o email secretaria@semapirs.com.br. Seguiremos atentos a direitos de nossa categoria, entre eles o à saúde física e mental. Nosso trabalho tem valor!