Semana marca aprovações finais para data-base do setor Privado
Entre sexta (7) e terça (11), ocorreram as últimas assembleias extraordinárias para trabalhadores e trabalhadoras de empresas do setor Privado ligados ao SEMAPI. Colegas de Caxias do Sul e da Serra gaúcha deliberaram sobre as contrapropostas construídas entre os sindicatos. Confira um resumo:
Caxias do Sul: em plena noite de sexta (7), colegas das empresas de Caxias do Sul avaliaram e aprovaram a proposta para a data-base 2023. Os principais pontos do texto são:
Reajuste de 4% sobre salários, retroativo a maio;
3,83% nas demais cláusulas de repercussão financeira (vales alimentação/refeição, auxilio funeral, seguro de vida, entre outras) , retroativo a maio;
Reajuste de 4,7% no auxílio rancho.
Serra: Por unanimidade, trabalhadores e trabalhadoras de empresas da Serra aprovaram a contraproposta do sindicato patronal, construída em conjunto com o SEMAPI. Eis os principais pontos:
Reajuste de 4% em salários e pisos salariais, retroativo a maio;
Reajuste de 3,83% (INPC do período) em cláusulas de repercussão financeira (auxilio funeral, auxilio rancho, seguro de vida, entre outras).
Com a aprovação, os textos das Convenções são revisados e enviados ao Ministério do Trabalho para inserção no sistema mediador. A expectativa é de que o pagamento dos retroativos aconteça ainda na folha de julho, paga até o quinto dia de agosto.
Outra boa notícia é que, até o final desta semana, a Convenção Coletiva firmada com SESCON/RS deverá estar no sistema mediador do Ministério do Trabalho, viabilizando os pagamentos. Parabéns a todos e todas que participaram e fizeram valer sua opinião!