SEMAPI, DIEESE e AESR apresentam perfil do extensionista rural social
Por Imprensa SEMAPI
Nesta sexta (3), ocorre a apresentação do relatório final da pesquisa de Perfil do Extensionista Rural Social do Estado. O levantamento é uma parceria entre SEMAPI, DIEESE e AESR, e busca jogar luz sobre perfil sociodemográfico dos extensionistas, suas percepções dos sobre o trabalho social e socioassistencial e suas avaliações sobre a própria capacitação e oportunidades geradas para qualificar sua atuação.
Dentre os resultados, há confirmações e apontamentos interessantes. Mais de 90% da categoria é formada por mulheres cisgênero, e há discrepância entre o nível educacional e o enquadramento funcional: enquanto apenas 3,9% têm apenas o ensino médio (Magistério), 62,6% atuam como extensionistas de nível médio I.
A respeito da percepção dos respondentes quanto ao grau de capacitação para o enfrentamento das temáticas do trabalho social e socioassistencial no contexto em que atuam, quase metade (48,9%) acreditam estar razoavelmente capacitados, e apenas 1,7% responderam que não estavam capacitados. Além disso, 46,4% perceberam que seu trabalho tinha alta relevância para os assistidos.
A íntegra do relatório será apresentada nesta sexta (3), durante o Encontro Estadual da AESR, em Restinga Seca. O documento será disponibilizado na próxima semana e será utilizado como base para que as entidades possam buscar melhorias para a categoria. Seguimos unidos em busca de direitos. Nosso trabalho tem valor!