SEMAPI e EMATER/RS ASCAR debatem assédio em audiência no MP

Por Imprensa SEMAPI

Reunidos na tarde desta quinta (17) na sede do Ministério Público em Porto Alegre, representantes de SEMAPI e EMATER/RS ASCAR participaram de uma audiência solicitada pelo Sindicato. Na pauta do encontro, o assédio na instituição.

O pedido do SEMAPI tem como premissa o fato de, apesar de ter havido avanços no tema em função de uma resolução interna com regras de fluxo de apuração de denúncias e o estabelecimento de um canal para apresentação das mesmas, ainda não se ter o trato correto para este tipo de situação. De acordo com relatos de colegas, denúncias não são averiguadas nos prazos estabelecidos, há falta de capacitação dos setores que recebem e realizam a investigação das acusações, e também a falta de qualificação para trabalhadores e trabalhadoras que ocupam cargos de chefia, especialmente gerentes regionais e adjuntos, e supervisores regionais e chefias municipais. Além disso, o Sindicato acusou falhas graves na apuração de casos que já estão em processo de investigação.

Foi estabelecido entre as partes que a ASCAR deve apresentar ao SEMAPI, nos próximos dias, um cronograma de capacitação tanto para os setores envolvidos no fluxo de recebimento e apuração de denúncias quanto para as lideranças. Também deve retornar ao Sindicato sobre os casos que ainda não estão em processo de apuração. Sobre as situações em andamento, foram realizados combinados que estão sob sigilo.

O SEMAPI reconhece a importância da pauta e a seriedade com que deve ser tratada. Estamos sempre abertos para acolher colegas que tenham experienciado assédio, com uma equipe multidisciplinar a postos para ajudar. Seguiremos em luta por um ambiente saudável e respeitoso para que todos e todas possam exercer com excelência seu trabalho e continuar a prestar um serviço tão fundamental como é o da EMATER/RS ASCAR. Nosso trabalho tem valor!