SEMAPI oficia GAE sobre nova reunião de negociação
Na última semana, o SEMAPI oficiou o GAE, solicitando novo encontro de negociação dentro da data-base 2023 para fundações estaduais, EGR, UERGS e EMATER-ASCAR/RS. O documento também rechaçou a possibilidade de realizar uma Assembleia Geral sem avançar nas propostas.
No texto, o SEMAPI argumenta que “historicamente, as negociações se realizam com análise e discussão das propostas e contrapropostas apresentadas reciprocamente e construídas em mesa de negociação, estando as partes devidamente autorizadas para tanto (…), o que é pressuposto elementar em qualquer processo negocial”. Também explica que, não tendo havido a possibilidade de “apresentar às empregadoras e a esse GAE as considerações sobre a contraproposta patronal apresentada ou mesmo apresentar nova proposta negocial”, é impossível submeter à categoria a contraproposta apresentada pelo governo, que, mais uma vez, insiste em um calote e não permite o exercício da livre negociação. Por fim, sugere um encontro entre os dias 8 e 11 de agosto, para retomar as negociações.
Convocamos a categoria a ficar atenta e mobilizada frente a eventuais próximos passos que sejam necessários. Seguiremos buscando direitos e diremos sempre não a calotes. Nosso trabalho, nossos direitos, nossa união!