GT de combate a assédio entrega relatório formal à presidente da EMATER-ASCAR/RS

Nesta sexta (4), foi feita a entrega formal do relatório de trabalho do Grupo de Trabalho (GT) que discute combate ao assédio da EMATER-ASCAR/RS, que prevê fluxos e canais de denúncia para situações de assédio dentro da instituição. O documento, baseado na expertise do SEMAPI sobre o assunto, foi entregue à presidente da instituição.

Representantes do GT, do qual o SEMAPI participa, reiteraram as sugestões contidas no documento e cobraram a imediata implantação dos canais e fluxos para tratar das situações de assédio dentro da EMATER-ASCAR/RS. A presidente afirmou que esta é uma das prioridades da gestão, para que trabalhadores e trabalhadoras tenham qualidade e segurança em seus ambientes de trabalho, e se comprometeu a aplicar os conhecimentos do relatório de forma mais breve possível.

Formado em abril deste ano, o GT da EMATER-ASCAR/RS pretende implantar diretrizes para educar, qualificar, prevenir, mitigar e combater o assédio nos ambientes de trabalho. O Grupo é formado por colegas que representam toda estrutura: municipais, regional e central, além de representantes de AESR e ASAE. Tendo em vista o inquérito civil instaurado após denúncias de assédio na instituição feitas pelo SEMAPI junto ao Ministério Público (MP), o Sindicato foi convidado a participar do GT, contribuindo com seu conhecimento adquirido por meio de ações do Coletivo de Saúde. Cumprimentamos colegas que participaram do GT e auxiliaram na construção de uma política fundamental para a saúde física e mental e no ambiente de trabalho. Seguiremos combatendo todas as formas de assédio nas instituições da base. Nosso trabalho tem valor!