Adultos da FPE: governo justifica transferências com argumento de “melhor estrutura”

Após desligar 45 adultos com deficiência da FPE nos últimos 30 dias, o governo do Estado e a gestão da Fundação agora argumentam que um dos motivos para a decisão é a “melhor estrutura” encontrada na iniciativa privada. A declaração só enfatiza o olhar mercantilizado sobre estas pessoas, tratadas como matéria de descarte.

O SEMAPI estranha que o executivo prefira terceirizar um serviço DE ESTADO em vez de investir na estrutura que já existe, dando melhores condições de atuação para trabalhadores e trabalhadoras da FPE e ainda respeitando os vínculos criados entre colegas e os adultos (que chegaram ainda pequenos à Fundação e têm nos servidores sua referência de vínculo). O Sindicato insta a sociedade a FISCALIZAR e se atentar ao tratamento que estas pessoas receberão nas clínicas privadas, uma vez que seguem sendo responsabilidade do Estado. Vamos cuidar de quem não consegue se defender!

Entenda

Desde 2019, o SEMAPI, com a colaboração de trabalhadores e trabalhadoras da FPE, vem denunciando o desligamento arbitrário de adultos com deficiência ou doenças agravadas, que passaram a maior parte de sua vida na Fundação. O Estado não realiza o processo com transparência, ouvindo conselhos civis e profissionais que atuam na área sobre o processo, o que gera uma série de problemas que colocam em risco a integridade física e a saúde mental dos acolhidos.

Um dia após o Natal de 2023, as transferências foram retomadas. Ao todo, 45 pessoas já foram encaminhadas para clínicas particulares, e outras cerca de 50 aguardam o mesmo destino. O SEMAPI já denunciou à Justiça e à Assembleia a falta de transparência, e seguirá lutando por dignidade para esta população!