Colegas do CASE Novo Hamburgo vivem rotina de agressões

Trabalhadores e trabalhadoras do CASE Novo Hamburgo, ligado à FASE, têm enfrentado uma rotina de agressões por parte dos socioeducandos. Nos últimos 10 dias, foram ao menos três ocorrências, sendo duas delas graves. No entanto, não se vê resposta da direção da unidade.

O mais recente aconteceu na tarde desta segunda (13), quando um adolescente do setor B2 agrediu o chefe de equipe do plantão, após receber medida disciplinar por outra briga com um interno há alguns dias. A agressão ocorreu enquanto o adolescente tentava fugir da condução à Unidade de Atendimento Especial. Em 30/10, outra colega foi agredida no setor B1.

O mais grave, entretanto, ocorreu na última sexta (10), quando outro agente sofreu agressões de um adolescente que recebeu medida disciplinar no plantão da noite. Neste caso, o colega precisou ser hospitalizado devido à GRAVIDADE das agressões.

As situações – e a falta de ações para evitá-las – apenas demonstram a falta de resposta da gestão da unidade. O SEMAPI vem, desde o início do ano, denunciando grave crise institucional que vive a Fundação, com casos de insegurança, agressão e assédio cada vez mais frequentes e mais agudos. É preciso que se tomem medidas urgentes para resguardar trabalhadores e trabalhadoras, de forma que possam exercer suas funções e efetivamente realizar este trabalho de ESTADO que é a socioeducação. O Sindicato está acompanhando a situação e irá continuar pressionando gestão e governo do Estado por soluções. Nosso trabalho tem valor!