CTA EMATER/RS-ASCAR aprova orçamento e plano de aposentadoria com ressalvas

Por Imprensa SEMAPI

Reunidos na manhã desta terça (12), integrantes do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da EMATER/RS-ASCAR debateram a proposta orçamentária e o Plano Anual de Trabalho para 2024, e o Plano Plurianual 2024/27. Também esteve na pauta o Programa de Preparação para Aposentadoria da entidade.

Sobre o orçamento, as representantes do SEMAPI, que têm lugar no Conselho como emissário da CUT, demonstraram grande preocupação com os valores apresentados, não apenas pela questão do déficit orçamentário previsto, como também itens que requerem grande atenção, como a falta de previsão de reposição tanto dos salários quanto da contrapartida do Fundo de Assistência à Saúde (FAS). A insuficiência dos valores previstos é flagrante, e as entidades apontaram os problemas que podem ser causados em função disto.

Sobre o Programa de Preparação para Aposentadoria, apesar de demanda histórica da categoria, há também pontos que geram apreensão. Houve um debate entre os conselheiros, uma vez que a matemática não fecha: embora seja importante preparar colegas para suas aposentadorias, é preciso que o processo também preveja a reposição de quem sai – algo que simplesmente não consta no texto apresentado. Representantes do SEMAPI ressaltaram que os 98 novos colegas que devem entrar via concurso são insuficientes, e solicitaram que, no início do próximo ano, a direção da EMATER traga ao CTA um planejamento de reposição para processos seletivos interno e externo, de forma a recompor as estruturas regionais da instituição. Seguimos em luta pela preservação deste importante serviço de ESTADO que é a ATERS pública e gratuita. Nosso trabalho tem valor!

FOTOS: Carina Venzo Cavalheiro