Fórum das entidades da EMATER/RS ASCAR vai à Expointer pelo fortalecimento da instituição
A quinta-feira foi marcada pela entrega da Carta pelo Fortalecimento da EMATER/RS ASCAR ao ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta. O documento, produzido pelo Fórum das Entidades Representativas de trabalhadores e trabalhadoras da instituição, foi levado ao ministro durante sua participação na Expointer 2024.
A entrega foi realizada por representantes do SEMAPI e da ASAE. No documento, o Fórum ressalta sua preocupação com a situação da entidade, que atua ativamente na reconstrução do Estado pós-enchentes de maio, porém, não foi contemplada no plano de reconstrução do Rio Grande do Sul entregue ao Ministério da Fazenda pelo governo do Estado – e que busca direcionar os recursos da suspensão da dívida e expresso no fundo de reconstrução (FUNRIGS) pela LC206/2024. “Atualmente, estamos atuando com a capacidade reduzida, o que tem prejudicado o atendimento das famílias, impedindo que as políticas públicas do governo federal cheguem com rapidez às mesmas. A EMATER/RS-ASCAR tem atuado em todas as frentes previstas no plano, desde o atendimento na emergência quanto na reconstrução”, argumentam as entidades no texto, indagando ainda como reconstruir o rural sem extensão rural, que é o principal instrumento junto ao crédito.
O ministro foi receptivo à demanda, e levou ainda uma cópia da Carta ao seu colega do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Seguimos mobilizados pelo fortalecimento ASCAR, instituição FUNDAMENTAL ao Estado do Rio Grande do Sul.