Governo federal atualiza lista de doenças relacionadas ao trabalho

Vitória da saúde de trabalhadores e trabalhadoras! Em portaria editada na última quarta (29), o Ministério da Saúde incluiu 165 patologias na lista de doenças de trabalho, incluindo Síndrome de Burnout e Covid-19. As mudanças propostas irão proporcionar a estruturação de novas medidas de assistência e vigilância para criar locais de trabalhos mais seguros e saudáveis.
O documento ainda reconhece doenças cuja origem está em assédio moral ou sexual e discriminação, como ansiedade e depressão. Esta é a primeira vez que a lista é atualizada em 24 anos, e as novidades devem valer em 30 dias. O SEMAPI tem pautado ativamente a defesa da saúde física e mental da categoria em todos os espaços (negociações, conversas com direções, ações conjuntas com outras entidades), e celebra uma medida que irá melhorar a legislação e permitir que o Sindicato avance ainda mais na busca de um direito nevrálgico como é a saúde e a segurança de trabalhadores e trabalhadoras. Nosso trabalho tem valor!