Importância da extensão rural social e demandas da categoria são debatidas em encontro estadual

Por Imprensa SEMAPI

Com a participação de delegações de todos os cantos do Estado, aconteceu, na última sexta-feira (5), o Encontro Estadual de Extensionistas Rurais Sociais do Rio Grande do Sul. Nesta edição, as discussões ocorreram em São Lourenço do Sul, e reuniram cerca de 200 colegas da EMATER/RS-ASCAR.

A economista e técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Lucia Garcia, fez importante fala a respeito do papel da extensão rural social no contexto atual, e os desafios que precisam ser vencidos para que se siga oferecendo um serviço de qualidade ao público atendido (a apresentação estará disponível no site do SEMAPI a partir de terça). Já representantes da COP Advogados, nova banca que atende o SEMAPI, esclareceram dúvidas dos presentes sobre direitos.

O ponto comum em todas as falas do dia foi a necessidade de investimento na área, que sofre com defasagem de profissionais. Ainda foi defendida a realização de processo seletivo interno para preenchimento de vagas nas estruturas regionais e central, cumprindo o PCS vigente. Homenagens a quem fez a história da AESR e às primeiras extensionistas sociais também não faltaram.

O evento faz intersecção com a campanha Extensionista Social é Fundamental, lançada ainda em 2022 numa parceria entre AESR e SEMAPI, que busca divulgar o importante trabalho da categoria e lutar por mais reconhecimento e investimentos na área. Nos próximos dias, novos pontos debatidos no Encontro serão noticiados. Fique atento!

 

 

 

Com imagens de Caroline Souza de Quadros, Ângela Cristina Duda Petter e Mariane Silva dos Santos