Reunião do Fonaceas debate sistema de assistência social no país; SEMAPI leva contribuições

Foram quatro dias de muita discussão sobre o sistema de assistência social brasileiro, seus gargalos e possibilidades. A 62ª Reunião do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas) que se encerrou nesta sexta (5), em Bento Gonçalves, foi acompanhada por representantes do SEMAPI.

Seguindo sua vocação de Sindicato Cidadão, o SEMAPI entrou no debate levando a pauta de trabalhadores e trabalhadoras do SUAS, discutindo a organização das ações do ano no CEAS (Conselho em que ocupa cadeira e que é uma ferramenta fundamental de controle social das políticas de assistência social), e sugerindo caminhos para se conquistar mais avanços na prática.

A articulação com o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) é um dos caminhos que foram ventilados para ir além nas políticas da área. Além disso, a importância de cada segmento (trabalhadores e trabalhadoras, entidades da sociedade civil e usuários) e de sua atuação conjunta e coerente como forma de avançar em conquistas também foi debatida, com ênfase na garantia de espaços para cada um nos conselhos de todas as esferas (municipal, estadual e federal). Por fim, foi defendida ainda a garantia de recursos para que os segmentos possam participar ativamente das atividades dos Conselhos, reforçando seu protagonismo na contribuição e na fiscalização de políticas públicas de assistência social.

As reuniões do Fonaceas são volantes, já tendo ocorrido em diversos locais do país. Em 2024, o estado escolhido foi o Rio Grande do Sul. Seguimos vigilantes para que colegas que atuam no SUAS tenham reconhecimento e condições de fazê-lo com ainda mais excelência. Nosso trabalho tem valor!