SEMAPI cobra gestão da FASE por cumprimento do Acordo Coletivo

Na última quinta-feira (18), membros da diretoria do SEMAPI, juntamente com representantes do Fórum de Base, estiveram reunidos com integrantes da direção da FASE para tratar de pautas de interesse da categoria. Dentre os assuntos, o descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho na cláusula sobre a instalação de uma Comissão Paritária para a marcação de férias.

Segundo denúncia da unidade Case Padre Cacique da Fundação, a cláusula não foi respeitada, o que fica claro inclusive no documento que a própria Fase encaminhou ao Sindicato, no qual a comissão nomeada na unidade conta com 3 membros, sendo 2 representantes da gestão. Já em 11/4. O Sindicato havia denunciado o fato, porém, até o momento da reunião, não havia recebido resposta pela fundação. A gestão da FASE afirmou que verificaria a situação para garantir o cumprimento da cláusula. No entanto, no dia seguinte, iniciou a marcação das Férias sem o trabalho da comissão paritária. Isso levou o Sindicato a encaminhar a demanda ao Jurídico para tomar providências por via legal.

Outro ponto discutido foi a reposição de quadro, importante para que os fluxos sejam cumpridos. Auxiliares de enfermagem em CASES no interior do Estado, por exemplo, têm encontrado dificuldade para marcar a FEM devido à falta de pessoal. Frente a isso, o SEMAPI reforçou a necessidade de chamada dos concursados para todos os cargos.

É inaceitável o descumprimento do Acordo Coletivo, assim como a impossibilidade de utilizar DIREITOS por má gestão do governo. Tomaremos todas as medidas necessárias para garantir que trabalhadores e trabalhadoras sejam respeitados. Nosso trabalho tem valor!