SEMAPI participa de lançamento da Frente Parlamentar em Favor dos Profissionais do Sistema Socioeducativo

Por Imprensa SEMAPI

Representantes do SEMAPI estiveram em Brasília durante esta semana para participar do lançamento da Frente Parlamentar em Favor dos Profissionais do Sistema Socioeducativo. O evento ocorreu na quarta (17), e diretores e diretoras ainda aproveitaram a ida à capital federal para realizar encontros com parlamentares gaúchos.

A Frente é uma importante ferramenta para a visibilidade das demandas de trabalhadores e trabalhadoras da socioeducação, além de abrir novas possibilidade de avanços nas pautas de interesse da categoria. De acordo com o diretor colegiado do SEMAPI e membro do Conselho Nacional de Entidades Representativas de Servidores e Trabalhadores do Sistema Socioeducativo (Conasse), Edgar Costa, o objetivo da Frente é ser um espaço para a discussão de temas que vão da segurança de trabalhadores e trabalhadoras a direitos como a aposentadoria especial e a criação de um salário nacional para agentes socioeducadores, equiparando a categoria em todo território brasileiro – ambas demandas históricas.

Na Câmara

Em outra agenda, o Sindicato visitou deputados federais gaúchos para solicitar apoio, junto ao governo do Estado, no processo de transposição – em especial na formulação dos novos Planos de Cargos e Salários. O objetivo é pressionar o executivo estadual, de forma a garantir que estes planos sejam um marco de valorização para a categoria, no geral, e especialmente para socioeducadores e socioeducadoras, que, nos últimos anos, ficaram em clara desvantagem em comparação com, por exemplo, a SUSEPE, companheira de Secretaria – com destaque para a diferença gritante na matriz salarial.

Seguimos em busca de direitos em todos os espaços e em todas as esferas. Nosso trabalho tem valor!