SEMAPI cobra retratação de CREA e DMAE por disseminar desinformação sobre trabalho da FEPAM

Nesta quarta (22), o SEMAPI enviou ofícios ao DMAE e ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) cobrando retratação por comentários que geram desinformação sobre o trabalho da FEPAM. A Fundação também foi cobrada para que se posicione na defesa de colegas da instituição.

No documento, o Sindicato afirma que “tem por inequívoco e entende necessário informar toda sociedade que, não fosse o serviço prestado pelos trabalhadores da FEPAM na proteção

ambiental, o quadro enfrentado no RS devido às inundações seria ainda pior”. Além disso, ressalta que “os problemas verificados em Porto Alegre e na Região Metropolitana também são resultados da falta de adequada gestão pública por parte dos poderes municipais e estadual, falta de investimento na estrutura pública e falta de pessoal”.

O ofício destaca ainda que o corpo técnico da entidade, atualmente formado por metade do número de trabalhadores e trabalhadoras previsto no quadro geral, executa um trabalho de referência nacional para a gestão ambiental, e acredita ser objetivo das declarações “atacar a necessária luta pela proteção ambiental que assume protagonismo internacional diante do cenário de mudanças climáticas que já está nos castigando; e/ou se eximir de suas responsabilidades”.

Entenda

Na última semana, representantes da autarquia municipal e do Conselho deram declarações atribuindo à proibição da mineração no Guaíba o resultado das enchentes na capital gaúcha. As falas confundem atividades de desassoreamento e mineração, demonstrando desconhecimento da atuação da FEPAM e culpabilizando colegas da Fundação. Sabemos e defendemos o trabalho de excelência realizado por técnicos e técnicas da categoria, e não aceitaremos comentários que não apenas os culpabilizam erroneamente, como também desviam o foco dos motivos pelos quais o Estado foi tão gravemente atingido. Nosso trabalho tem valor!