SEMAPI cobra valores não pagos de auxílio saúde para trabalhadores e trabalhadoras da FPE

Em reunião na tarde desta quinta-feira (22) com representantes da FPE e do GAE, diretores do SEMAPI e da Afufe cobraram o recálculo do valor do Auxílio- Saúde, bem como a forma de pagamento das importâncias devidas, corrigidas, até o final de fevereiro. O não-pagamento, que é um descumprimento de cláusula do Acordo Coletivo, ocorreu por erro da gestão da Fundação, o qual o Sindicato vem alertando há meses. Estiveram presentes a coordenadora da Procuradoria Trabalhista da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS), Andréia Über e o representante do GAE, Claudio Kuhne.

Tanto o Sindicato quanto a AFUFE vinham observando há meses que o cálculo do Auxílio-Saúde não vinha sendo feito corretamente, e propôs que se instalasse uma nova forma de fazer a conta, sem prejuízo a trabalhadores e trabalhadoras. As tratativas vinham ocorrendo diretamente com o setor de RH/DQPC, mas não avançaram. Frente à falta de disposição da gestão para o diálogo, o SEMAPI acionou o GAE, com quem houve encontro nesta quinta. No momento da reunião, foi descoberto que a FPE também não vinha cumprindo um aditivo ao Acordo Coletivo 2022/2023, assinado em fevereiro do ano passado, o que gerou perdas no recebimento do auxílio para todo o quadro funcional. Frente a isto, as representantes do SEMAPI cobraram que todas as parcelas sejam pagas, corrigidas, e que se regularize o pagamento a partir de agora.

Um erro crasso como este, seguido da falta de diálogo por parte da gestão, apenas mostra o descaso com que se trata trabalhadores e trabalhadoras que desempenham um serviço de ESTADO na Fundação. O SEMAPI segue atento e vai demandar que os valores sejam ressarcidos. Nosso trabalho tem valor!