SEMAPI demanda que UERGS emposse reitor eleito

Entendendo que a atual situação traz prejuízos ao corpo docente, discente e administrativo, representantes do SEMAPI estiveram na Reitoria da UERGS, na manhã desta quarta (30), oficiando o reitor sobre a posse da chapa eleita. No documento, o Sindicato cobra imediata ação das instâncias responsáveis para executar decisão judicial que declara a chapa 2 vencedora do pleito.

No ofício entregue, o SEMAPI demanda agilidade na resolução do litígio, como forma de evitar “eventual, desnecessária e onerosa procrastinação do andamento dos trâmites administrativos”. Além de levar o ofício, diretores e diretoras do SEMAPI foram recebidos pelo reitor interino, que se mostrou ciente da situação. Uma reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consun) foi marcada para esta sexta (1/9), e deve tratar do tema.

Entenda

Realizada em 2022, a eleição para reitor da Universidade foi parar na Justiça. A chapa 1 foi a mais votada, porém, o Regimento geral da universidade prevê uma fórmula do fator de reajuste. Como a comissão eleitoral não aplicou o fator no edital das eleições, o resultado foi contestado, e a disputa foi para a Justiça comum. Enquanto isso, o governo nomeou um reitor interino.

Em 12 de julho, o desembargador Voltaire Lima Moraes determinou a imediata execução da regra, e, por conseguinte, a vitória da chapa 2. Desde então, o Consun ainda não homologou a eleição. Respeitar as regras é uma demonstração de democracia. Seguimos em luta para que isto ocorra. Nosso trabalho tem valor!