SEMAPI e FPE debatem fluxos, orientações e educação continuada

Na tarde desta quinta-feira (8/2) e por solicitação do Sindicato, representantes do SEMAPI e da gestão da FPE estiveram reunidos para de questões que vêm ocorrendo na entidade. Por parte da Fundação, estiveram presentes diretora da DQPC, Ledi Teixeira, o diretor administrativo, Jader Appelt, a chefe do Núcleo de Capacitação Profissional Tatiana Machado, além dos coordenadores do RH e do CQP.

Foram abordadas as faltas de fluxos e orientação dentro da instituição, o que prejudica o desenvolvimento do trabalho, atingindo analistas, equipe de apoio e agentes educadores. Representantes do SEMAPI também alertaram para a falta de educação permanente do quadro – cuja previsão legal dentro do SUAS ainda define que deve ser feita de acordo com as especificidades de cada função, sendo feita em horário de trabalho ou com pagamento de hora-extra –, e ainda cobraram a presença efetiva de diretores e assistentes de direção nas casas, acompanhando o dia a dia e utilizando o meio oficial de comunicação dentro da FPE, que é o livro de registro – e não o Whatsapp. Esta prática acaba penalizando trabalhadores e trabalhadoras, que não recebem qualquer orientação formal.

A direção da entidade acolheu as demandas do Sindicato, e argumentou que há empenho para reestruturar processos e fluxos, além de colocar em prática a educação continuada para colegas. O Sindicato reiterou que uma DQPC fragilizada acaba ecoando no restante da Fundação.

Ao final, a diretora da DQPC informou que já se trabalha no plano de reestruturação que, em breve, será apresentado para todos os trabalhadores e trabalhadoras, e se colocou à disposição para o diálogo. Diretoras do SEMAPI reforçaram a necessidade de transparência e clareza nas informações e nos fluxos para dar segurança a colegas tanto na hora de realizar procedimentos quanto na eventual necessidade de dialogar sobre alguma situação. Uma nova reunião, com a presença da diretoria técnica da FPE, deve ocorrer em breve. Seguimos atentos e em busca de melhores condições de trabalho! Nosso trabalho tem valor!