SEMAPI e representantes discutem ameaças a colegas da FASE

Por Imprensa SEMAPI

Diretores do SEMAPI e representantes de base da FASE estiveram reunidos, na quarta (13), para tratar dos últimos acontecimentos de ameaça a trabalhadores e trabalhadoras em unidades de Porto Alegre. O encontro ocorreu de forma virtual.

Colegas relataram um caso de ameaça extremamente grave envolvendo um adolescente que, mesmo após transferência de unidade, segue com comportamento agressivo. Também informaram que agentes socioeducadores vêm sendo constrangidos por direções de unidades a realizar custódia psiquiátrica, o que, de acordo com o Plano de Cargos, Funções e Salários (PCS), não faz parte de sua atribuição.

Ainda sofrem com a falta de protocolos para uma série de situações envolvendo a parte da saúde dos adolescentes. Com isso, ficam expostos a casos graves, como uma recente fuga

na unidade CSE durante encaminhamento para atendimento psiquiátrico.

Após acolher os relatos, a diretoria do Sindicato afirmou que solicitará reunião com a direção da FASE e com a DSE para entender e definir fluxos e publicizar aos trabalhadores como encaminhar essas situações. Estamos vigilantes. Nosso trabalho tem valor!