SEMAPI trata do desligamento de adultos com deficiência da FPE em reunião no MDS

Os desligamentos de adultos com deficiência acolhidos na FPE foram pauta de encontro na Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), ocorrida na sexta (18) em Brasília. Na ocasião, representantes do SEMAPI apresentaram a luta que vêm travando, juntamente com colegas da Fundação e da direção da AFUFE, pela dignidade destes acolhidos.

A Coordenadora-Geral de Pesquisas, Dados e Informações, Daiane Mantoanelli, foi extremamente receptiva à pauta, encaminhando a criação de canais com o Sindicato para que o tema seja debatido em reuniões dentro do Ministério. A disponibilidade para discutir o assunto foi recebida como uma vitória do SEMAPI, que, a partir de agora, usará a aproximação para traçar encaminhamentos.

Entenda

Desde 2019, o SEMAPI, com a colaboração de trabalhadores e trabalhadoras da FPE, vem denunciando o desligamento arbitrário de adultos com deficiência ou doenças agravadas, que passaram a maior parte de sua vida na Fundação. O Estado não realiza o processo com transparência, ouvindo conselhos civis e profissionais que atuam na área sobre o processo, o que gera uma série de problemas que colocam em risco a integridade física e a saúde mental dos acolhidos.

Há uma tentativa do governo do Estado de descartar os acolhidos, de forma autoritária e sem transparência, e sem levar em conta as implicações tanto para os trabalhadores da FPE, como para esses acolhidos e a própria sociedade. Atualmente, o governo ameaça dar sequência aos desligamentos, tratando a questão como meramente econômica, como se o rompimento dos vínculos humanos decorrentes nada significasse.