Trabalhadores e Trabalhadoras discutem proposta de transposição

Por SEMAPI Sindicato

Com participação recorde no primeiro evento híbrido realizado pelo SEMAPI, trabalhadores e trabalhadoras de FADERS, FASE, FEPAM, FGTAS e FPE estiveram reunidos, na noite desta quarta-feira (25) para tratar sobre a proposta de transposição apresentada pelo governo do Estado ao Sindicato. Além de explicar o conteúdo do pífio projeto de lei obtido pela entidade, diretores e diretoras colocaram a categoria a par dos esforços que vem sendo feitos desde que foram notificados da intenção do executivo estadual. Articulações na Assembleia Legislativa, no Ministério Público de Contas e no Ministério Público foram encaminhadas para tentar minimizar danos caso o processo seja colocado em prática.
Nesta quinta (26), a conversa acontece com colegas de FEE, FZB, Cientec e FDRH. Vale salientar que o governo, num primeiro momento, inclusive negou que o texto fosse efetivamente do PL, e que neste não consta garantia alguma de transposição para trabalhadores e trabalhadoras, apenas a mudança da natureza jurídica das instituições. Em reunião como Procurador-Geral do Estado, foi garantido ao Sindicato o direito de fazer sugestões à proposta. Até esta sexta-feira (27), colegas que quiserem contribuir com apontamentos podem fazê-lo através de diretores e diretoras de suas fundações. Até o dia 6/6, o SEMAPI deve enviar a redação da proposta, que o governo deverá analisar para então responder sobre as demandas. Nos próximos dias, o Sindicato usará seus canais de comunicação para esmiuçar alguns pontos do projeto, enquanto seguiremos articulando para retirar a urgência do projeto. Tão logo receba retorno do Estado, também irá marcar nova reunião com a categoria. Seguiremos lutando pelos direitos de todos e todas. Nosso trabalho tem valor!

Mais aqui.